Só Templates

Créditos



Layout by



quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Discussão do texto Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do póshumano Lúcia Santaella "AS TIC'S E A SOCIEDADE"

As TIC’s estão sempre presente da mais simples à mais complexa atividade, levando-nos a pensar o que o futuro nos guarda a nível de Tecnologias de Informação e Comunicação. A sociedade está em constante transformação, valores se desfazem ou se modificam, dissolvem-se fronteiras e descobrem-se as coisas, as gentes e as idéias, trazendo assim, diferentes implicações sociais em que emergem novas formas de participação dos cidadãos, e busca sensibilizar as pessoas, cada vez mais, para questionar, intervir e realizar de forma autônoma a apropriação das novas ferramentas tecnológicas. O seu uso no sistema educativo deve visar um horizonte de atuação dos professores que não se limita à simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera utilização tecnológica escolar, através dos meios informáticos. É indispensável ter presente a utilização das TIC’s na educação porque estas consistem em escolarizar as atividades que têm lugar na sociedade, procurando adaptá-las aos seus objetivos.

Li um texto muito interessante de Luis Manuel Borges Gouveia "A humanização das tecnologias de informação" e gostaria de compartilhar.

Discutindo...

Entende-se como cultura todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Com base no texto de Lúcia Santaella, podemos identificar as formações das eras culturais em: cultura oral, cultura escrita, cultura impressa, cultura de massas, cultura das mídias e cultura digital. A cultura das mídias teve início dos anos 80 com uma mescla de meios e linguagens preparando o terreno para uma escolha de consumo individualizado. Já com a cultura digital há uma maior fragmentação, resultado de uma busca individualizada pela informação e um aumento sem precedentes de produção e circulação. Na era digital há um ritmo acelerado nas mudanças tecnológicas e junto com ele vêm diversas conseqüências positivas e negativas, onde se adquire os dígitos, que se tornou uma linguagem universal e os sistemas se tornam cada vez mais híbridos. As novas tecnologias de informação e comunicação alteram os processos de comunicação, de produção, de criação e de circulação de bens e serviços, assim, a cibercultura tem estimulado às pessoas a produzir, distribuir e reciclar conteúdos.
A divisão da cultura que Santaella faz em implica num sistema cumulativo, no qual uma nova formação se integra à anterior, usando traços dela, e a modifica. A cultura das mídias, serviu para fazer essa transição preparatória entre a cultura de massa e a cultura digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário