Curso: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Turma: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs Morrinhos
Turma: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs Morrinhos
Cursista: Wagner José Guimarães
Professora Formadora: Réginer Garcia Naves
Professora Formadora: Réginer Garcia Naves
Portifólio Professor Wagner
Módulo I - Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
Na Atividade 1.1 - Como sou como professor aprendiz?: me auto-avaliei como professor diante de um cenário novo.
Na Atividade 1.2 – Momento de reflexão: registrei no Diário de Bordo alguns aspectos relacionados à minha preocupação e/ou expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem.
Na Atividade 1.3 – Momento de reflexão: assisti à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e discuti sobre uma de suas idéias, mais especificamente a respeito do seguinte trecho:
“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”
(Dowbor, L., 2001)
Na Atividade 1.4 – Minha escola, fizemos em dupla eu e a professora Gizely. Nesta fizemos um levantamento sobre o uso das tecnologias em nossa escola e a descrevemos no editor de apresentação Power Point.
Na Atividade 1.5 – Conhecendo uma experiência: naveguei no site do Portal do Professor e pesquisei sobre uma experiência didática com o uso de recursos tecnológicos envolvendo conteúdos curriculares. Depois, fiz uma breve descrição com uma síntese expressando minha opinião e as idéias suscitadas para colocar em ação posteriormente.
Na Atividade 1.6 - Olhando para uma prática do Professor com o uso da tecnologia: Assisti o vídeo "Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia" disponível no
Conteúdo do Módulo (p. 12) e fiz uma reflexão no Diário de Bordo.
Na Atividade 1.7 – Pesquisando sobre o trabalho por projetos: era preciso fazer uma pesquisa sobre algum projeto trabalhado em que fosse envolvendo tecnologias, sendo assim descrevi um projeto realizado na escola em que trabalho.
Na Atividade 1.8 – Divulgando a pesquisa: organizei a apresentação do resultado e da análise da pesquisa usando o editor de apresentação Power Point.
Módulo II – Internet, hipertexto e hipermídia
Na Atividade 2.1 – Navegação em hipertexto: naveguei na internet visitando vários sites e também em hipertexto.
Na Atividade 2.2 - O que é Hipertexto?: naveguei pelo Wikipédia em busca do conceito e significado de hipertexto e descrevi minhas impressões.
Na Atividade 2.2B – O que é Hipertexto?: elaborei uma conceituação sobre hipertexto, a partir de tudo que li. Criei um texto curto, com colagem de colaborações retiradas do que pesquisei e adicionei comentários.
Na Atividade 2.3 - Conhecendo e comentando trabalhos dos colegas: acessei o fórum e comentei os trabalhos dos cursistas.
Na Atividade 2.4 – Criando um Portifólio em hipertexto, o seu Hiperportifólio: era preciso criar a página inicial do meu portifólio.
Na Atividade 2.5 – Planejando uma atividade com hipertexto ou internet: formamos grupos de 7 pessoas e planejamos a criação de um blog para que os professores na nossa escola possam interagir com ele e com as práticas pedagógicas.
Na Atividade 2.6 – Execução da atividade planejada: colocamos em prática o blog planejado na atividade anterior.
Na Atividade 2.7 – Registro digital de uma experiência: fizemos a descrição digital de um projeto desenvolvido na nossa escola no ano de 2009.
Na Atividade 2.8 – Vagando pela Wikipédia: pesquisei animais habitantes do cerrado brasileiro e que estão ameaçados de extinção.
Na Atividade 2.9 – Vagando pelo Wikicionário: fiz interessantes pesquisas e contribuí com uma expressão tipicamente interiorana.
Na Atividade 2.10 – Apresentando seu portifólio: publiquei no fórum o endereço do meu blog, para que todos possam ter acesso ao meu hiperportifólio.
Módulo III - Prática Pedagógica e Mídias Digitais
Na atividade 3.1- Saltos no Tempo do Bloco do Passo: assisti ao vídeo Saltos no Tempo do Bloco do Passo e fiz uma reflexão sobre o trabalho do Professor Lucas (autor do vídeo) e o trabalho na vida escolar.
O vídeo mostra como a união, a cooperação e a força de vontade supera todo e qualquer obstáculo.
Já na Atividade 3.2 - Conhecendo repositórios de material digital: fiz um passeio por vários sites e visitei os materiais repositórios da escola e selecionei aqueles sites ricos em materiais para professores.
Na atividade 3.3 - Conhecendo repositórios de material digital: continuei visitando sites e materiais repositórios e registrei tudo aquilo que achei interessante para o meu ramo de trabalho e compartilhei com os meus colegas cursistas.
Atividade 3.4 - Compartilhando descobertas: Nesta atividade de grupo, reunimos todos os registros da atividade anterior (3.3) e formamos um único registro de todas as ideias.
Atividade Opcional - Esta atividade era opcional, mas decidi fazê-la para aprimorar meus conhecimentos. A orientação era que visitássemos alguns sites como: Portas Curtas Petrobrás, Youtube ou Google Vídeos, Cineduc, Programa Cine-educação, Kinema, Mnemocine e Beatrix e registrarmos os percurssos percorridos. Fiz minhas pesquisas no Portas Curtas Petrobrás e no Curta na Escola.
Na Atividade 3.5 - Apresentação Hipertextual: Fiz uma apresentação no Power Point sobre uma Proposta de atividade. Minha Proposta é desenvolver um trabalho usando mídias digitais sobre a água e sua importância para os seres vivos. Neste trabalho frisei o uso racional do consumo de água e o caminho percorrido pela água até chegar em nossas casas.
A Atividade 3.6 - Planejando uma atividade usando mídias digitais: pediu que analisássemos as ideias dos colegas para o trabalho com mídias digitais e escolhessemos uma que seria trabalhar com os alunos. Sendo assim, escolhemos o plano de aula da professora Gizely sobre o uso racional de energia elétrica, o qual seria também utilizado para trabalhar um projeto na escola.
Já na Atividade 3.7 - Execução da atividade planejada e relato da experiência era preciso primeiramente executar o plano, fazer a observação e relatar detalhadamente os passos da atividade.
Na Atividade 3.8 - Criar um produto hipermídia em editor de apresentações, nós do grupo fizemos uma apresentação no power point sobre a atividade planejada descrevendo-a.
Módulo IV - Currículo, projetos e tecnologia
Para as Atividades 4.3/4.4 - fiz reflexões sobre as questões abaixo que faclitiarão a elaboração de um Plano de Aula:
Você já vivenciou uma experiência trabalhando com projetos em sala de aula?
Ou conhece alguma experiência de trabalho com projetos em sala de aula?
Ou conhece alguma experiência de trabalho com projetos em sala de aula?
Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos?
Como os conteúdos trabalhados se integraram ao currículo das disciplinas envolvidas?
Quais as contribuições das tecnologias e mídias utilizadas ao desenvolvimento da atividade?
Pensem em relação às experiências: disciplinas envolvidas, atividades desenvolvidas, objetivos da atividade, conteúdos trabalhados, tecnologias e mídias utilizadas, duração da atividade, os conhecimentos, atitudes e procedimentos que os alunos mobilizaram ou aprenderam.
Na Atividade 4.5 - O meu grupo de estudos, o grupo B, elaborou um Plano de Aula que permita a integração de distintas linguagens (sonoras, imagéticas, hipermídia, escrita etc.) e que atenda aos diferentes estilos e preferências de aprendizagem com o uso de tecnologias. Escolhemos como tema do Plano-Projeto a água, devido a grande importância de se trabalhar a conservação da água no nosso planeta. O Nome do Projeto foi Água - Fonte da Vida.
A Atividade 4.6 foi dividida em 4 ações para melhor desenvolvimento dos trabalhos:
Atividade 4.6.1 - Relatei o Plano de Aula desenvolvido, e postei no Fórum “Relato de projetos de trabalho” no Ambiente Colaborativo do e-proinfo .
Atividade 4.6.1 - Relatei o Plano de Aula desenvolvido, e postei no Fórum “Relato de projetos de trabalho” no Ambiente Colaborativo do e-proinfo .
Atividade 4.6.2 - Inseri no Fórum “Currículo desenvolvido na ação” no Ambiente Colaborativo do e-proinfo, a minha observação sobre os conceitos, estratégias, mídias, tecnologias e currículo interagem com as disciplinas envolvidas.
Atividade 4.6.3 - Nesta atividade os membros do meu grupo se reuniram para reelaborar o Plano de Aula. Depois de pronto postei no Ambiento Colaborativo do e-proinfo .
Atividade 4.6.4 - O Plano de Aula que o grupo havia reelaborado na atividade anterior foi postado no Portal do Professor onde aguarda avaliação.
Na Atividade 4.7 - Fiz a leirura do artigo e respondi as questões abaixo, depois de pronto postei a atividade no Ambiente Colaborativo do e-proinfo .
O que é currículo?
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
Na Atividade 4.8 entrei no site Portal do Professor e fiz algumas pesquisas, no item colaboração e interação entrei no Fórum Proinfo Integrado do Administrador Celso Vallin fiz um relato do projeto que o meu grupo executou (Água - Fonte da Vida) e analisei as contribuições dos colegas comentando-os.
Posteriormente li o texto "A Tecnologia é uma estratégia" de autoria de Bento Duarte da Silva, da Universidade de Minho, Portugal e posteriormente analisei e debati minhas contribuições com os colegas no Espaço de Interação e Colaboração do Portal do Professor.
Posteriormente li o texto "A Tecnologia é uma estratégia" de autoria de Bento Duarte da Silva, da Universidade de Minho, Portugal e posteriormente analisei e debati minhas contribuições com os colegas no Espaço de Interação e Colaboração do Portal do Professor.
E finalmente, na última atividade do curso, a Atividade 4.9 - Atualizei meu Portifólio, coloquei no fórum “Portfólio em Blog” do Ambiente Colaborativo o endereço do meu blog para que os colegas me conheçam, e conheci todos os blogs dos meus colegas cursistas.
|