Só Templates

Créditos



Layout by



terça-feira, 7 de setembro de 2010

Atividade 3.7

CURSO PROINFO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC



Nomes dos cursistas: Karoline Rodrigues, Gizely Alves Rosa de Souza, Wagner José Guimarães, Sandra Cláudia de Souza Bastos, Gracilene Inácio de Oliveira, Rosemeire Celestino da Silva Borges.
Turma: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC – Morrinhos/GO
Professor Formador: Réginer Garcia Naves



ATIVIDADE 3.7: Execução da Atividade com Mídias Digitais


Plano da Aula Planejada


NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental I

MODALIDADE: Regular

COMPONENTES CURRICULARES: Ciências e Língua Portuguesa

TEMA: Poupando energia

SÉRIE: 2º, 3º, 4º e 5º anos.

DISCIPLINA: Ciências e Português

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: 1 aula de 2 horas

OBJETIVOS:
• Aprender de onde vem a energia elétrica e a sua importância;
• Conhecer algumas formas de economizar energia e evitar o desperdício;
• Propor mudanças em relação ao consumo de energia elétrica.

CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO: Conhecimento básico sobre energia elétrica.

RECURSOS UTILIZADOS: Computador, Data show, Internet, Música, Texto e Aplicativo disponível no Portal Aprende Brasil.

ESTRATÉGIAS:

Assistir, no data show, os vídeos:
De onde vem a Energia Elétrica – Kika
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=GJChpyiP--Y.
Dicas para poupar energia elétrica
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SusB4fsH2Dc.

Fazer uma análise dos vídeos, comentando a geração de energia elétrica vinda das Usinas Hidrelétricas e as formas de economizar energia.
Ainda no Data Show, assistir a animação: Vamos lá poupar energia - Canções de miúdos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2KjGh1JQUL4). Cantar com os alunos a canção apresentada na animação.
Ler o texto no computador: “A Energia Elétrica” de Augusta Schimidt. Disponível em: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=2997&cat=Infantil&vinda=S.

Fazer uma breve discussão sobre o texto lido, destacando os pontos mais relevantes.

AVALIAÇÃO:

• Explorar a atividade multimídia sobre eletricidade Disponível no Portal Aprende Brasil.

• Confeccionar um mural com dicas de como evitar o desperdício de energia elétrica.

RECURSOS: Laboratório de informática, data show, vídeos: “De onde vem a Energia Elétrica – Kik” e “Dicas para poupar energia elétrica”. Música: “Vamos lá poupar energia - Canções de miúdos”. Texto: “A Energia Elétrica” de Augusta Schimidt. Atividade multimídia do Portal Aprende Brasil.


Relato da Aula Planejada e Executada

Cada um dos integrantes do grupo apresentou seus esboços de uma aula na qual seriam utilizados os recursos de mídias digitais. Entramos em um consenso e escolhemos aplicar o plano da professora Gizely Alves, sobre energia elétrica, pois, além de ter ficado muito interessante, já poderia servir para um projeto que está em andamento na escola na qual leciona.
A professora um dia antes de aplicar a sua aula, reuniu-se com a dinamizadora do laboratório de informática da escola para apresentar o plano e mostrar quais recursos seriam necessários providenciar para a aplicação dele.
No dia da aula, fomos para o laboratório de informática ajudar a organizar e estabelecer de que forma cada um poderia contribuir para o enriquecimento da aula, sem atrapalhar a apresentação da professora titular, nem inibir os alunos.
Quando todos os alunos do 4º ano B já estavam acomodados no laboratório de informática, a professora titular explicou-lhes que estávamos ali acompanhando sua aula, mas que contribuiríamos no que fosse preciso.

RELATO DA AULA:

1º MOMENTO:
A professora iniciou sua aula fazendo uma breve aproximação do conteúdo a ser trabalhando com os conhecimentos prévios de seus alunos. Perguntou-lhes que equipamentos eles possuíam em casa que necessitavam de energia elétrica para funcionar. Vários exemplos foram dados, como: geladeira, televisão, rádio, máquina de lavar, ferro de passar roupas, etc.
A partir daí, a professora perguntou aos alunos se eles sabiam de onde vinha a energia elétrica que faz funcionar tantos aparelhos que nos auxiliam no dia a dia. Alguns souberam dizer que das usinas hidrelétricas, mas não tinham ideia de como era produzida.
Neste momento, uma dos alunos, afirmou que a energia que abastecia a sua casa vinha dos postes de luz da sua rua, mas também das placas que tinham em cima de seu telhado. Isto é, energia solar. A família do aluno fora contemplada por um programa do governo que proporcionou a instalação de placas no telhado, principalmente para a utilização do chuveiro elétrico, um dos vilões mais conhecidos pelo alto consumo de energia.
Outro aluno aproveita para completar a fala do primeiro, dizendo que se tratava de energia solar. Neste momento, um dos professores cursistas de nosso grupo, pediu a palavra para complementar o que este aluno havia dito. Ele lembrou aos alunos que, as placas coletoras que são colocadas sobre os telhados são realmente utilizadas para a captação de energia solar, no entanto, ainda no Brasil, provavelmente por seu alto custo de instalação, estas placas estão sendo utilizadas para o aquecimento da água e não para gerar energia elétrica. Acrescentou ser esta fonte de energia limpa, sem poluição nem impactos ambientais.
Aproveitando o comentário do aluno e o enriquecimento do colega cursista, a professora enfatizou que existem também outras formas de se conseguir energia para o funcionamento dos equipamentos que eles conheciam. Além da energia elétrica produzida pelas hidrelétricas - mais consumida no Brasil -, e da energia solar – citada também, existe a energia eólica – produzida pela força dos ventos, a energia vindas das termoelétricas – gerada a partir da queima de carvão, óleo, derivados do petróleo e cana de açúcar, energia nuclear, entre outras, sendo que as mais utilizadas são aquelas que ocasionam mais impactos ambientais poluindo o meio ambiente.

2º MOMENTO:
Após este primeiro contato, foi reproduzido no data show o vídeo De onde vem a Energia Elétrica, Kika? Para que os alunos pudessem ver as usinas hidrelétricas e a maneira como nelas é gerada a energia elétrica.
A partir das imagens de usinas hidrelétricas, a professora pode sensibilizá-los dos impactos ambientais que a construção de usinas como aquelas mostradas no vídeo podem trazer à região. Os alunos ficaram interessados em saber como que algo tão grandioso era construído.
Uma de nossas colegas cursistas explicou que as usinas hidrelétricas surgem a partir da construção de grandes barragens para o represamento de rios e lagos, para o qual, muitas vezes é necessário o inundamento de grandes áreas próximas à represa, como cidades e até florestas.

3º MOMENTO:
Aproveitando o aspecto ambiental que envolve a construção e manutenção de usinas hidrelétricas, foi apresentado aos alunos também o vídeo Dicas para poupar energia elétrica, produzido pela Eletrosul – Centrais Elétricas SAl – empresa que tem sua sede em Florianópolis/SC, atuando nos estados do Sul e em Mato Grosso do Sul, que investe em pesquisas e promove o uso de fontes alternativas de energia.
O vídeo foi muito bem aceito pelos alunos, pois mostra de maneira divertida e educativa práticas do nosso dia a dia que contribuem em muito para o desperdício de energia elétrica. Os alunos ficaram interessados em discutir os maus hábitos da família Sbanja, apontando inclusive seus hábitos semelhantes.

4º MOMENTO:
Aproveitando o tema e sua importância, foi apresentada aos alunos a música Vamos lá poupar energia - Canções de Miúdos, com o objetivo de reforçar a importância de economizarmos energia.

Por conta de problemas com a conexão de Internet, o restante da aula teve que ser aplicado no dia posterior.

CONTINUAÇÃO DA AULA ANTERIOR:

1º MOMENTO:
A professora fez uma breve recapitulação do que foi discutido e apresentado na aula anterior sobre energia elétrica, destacando os pontos mais importantes em relação aos tipos, formas de captação de energia e impactos que podem provocar ao meio ambiente e às nossas vidas.

2º MOMENTO:
Em seguida propôs a leitura coletiva do texto A Energia Elétrica, de Augusta Schimidt, que pode ser acessado pelos alunos através da procura pelo título no site de buscas Google, mostrando o endereço
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=2997&cat=Infantil&vinda=S para a leitura.
Os alunos leram juntamente com a professora o texto sugerido e discutiram as questões mais relevantes a respeito da energia elétrica na forma de poesia.

3º MOMENTO:
Após a leitura e discussão do texto, os alunos foram instruídos a acessarem o Portal Aprende Brasil para explorarem a atividade multimídia sobre Eletricidade disponível no site. Nela, os alunos tiveram a oportunidade de ver como a eletricidade chega a nossas casas.

4º MOMENTO:
Já de volta à sala de aula, a professora pediu para que formassem grupos de 5 a 6 alunos, para a confecção de um mural, apresentando dicas de como evitar o desperdício de energia elétrica e da importância que poupar energia tem ao nosso bolso, mas também ao meio ambiente.

AVALIAÇÃO DA AULA:

• Como os alunos se envolveram:
Percebemos que, com os recursos que foram utilizados, os alunos puderam interagir mais na aula e tiveram a oportunidade e conhecer mais a respeito do assunto apresentado, demonstrando interesse sobre eles.

• Compreensão por parte dos alunos sobre a proposta da aula:
Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade. Exemplo de como foi bem trabalhada é que eles propuseram mudar seus hábitos em relação ao uso da energia, além de levar aos pais e responsáveis estes ensinamentos para que eles também possam economizar.

• Forma de apresentar o conteúdo.
A maneira como a professora apresentou o conteúdo, utilizando a aproximação dele à realidade de seus alunos, além dos recursos utilizados com linguagem simples e didática, facilitou a compreensão por parte do grupo.

• A condução da atividade:
A maneira com que a professora conduziu a aula permitiu a associação do tema às práticas cotidianas dos alunos, fazendo com que eles se interessassem em discutir e dar exemplos do que ocorria em relação ao que foi apresentado. Os alunos, de maneira geral, se sentiram a vontade para comentar sobre o conteúdo e para perguntar sobre como é produzida a energia elétrica e que ações podem ajudar a economizá-la.

• Os equipamentos e os programas utilizados:
Os recursos utilizados foram excelentes facilitadores na aprendizagem da aula aplicada, porém, por conta de uma falha na conexão com a Internet, a aula precisou ser concluída no dia seguinte.

• A turma e a proposta da aula:
A turma recebeu bem a proposta da aula trabalhada, e a maneira como foi levada a eles estimulou-os a participar ativamente das discussões. O uso das tecnologias foi um atrativo, certamente, mas a temática abordada a partir dos impactos causados pelas usinas hidrelétricas e dos meios alternativos para se economizar e poluir menos foram também importantes para o envolvimento dos alunos na aula.

Ficamos, no geral, satisfeitos com a aula aplicada e com a nossa participação nela. Pudemos perceber que, quando o professor se mostra disposto a levar para sala de aula conteúdos verdadeiramente significativos para seus aluno e de forma mais atrativa, eles correspondem mais aos objetivos de aprender e participar.

• Adaptação para outros contextos, séries e disciplinas:
A aula executada pode ser aplicada não somente ao 4º ano do Ensino Fundamental, mas também aos demais anos, mudando apenas a linguagem que se vai trabalhar e talvez, adaptar algumas formas de se apresentar os conteúdos.
Pode ser trabalhado também nas disciplinas de:
Língua Portuguesa, na forma de produção de texto;
Matemática, quando trabalhada a leitura da conta de energia para o cálculo do valor do KW, consumo do mês, tarifa e impostos, por exemplo;
Geografia, no estudo da interferência que a implantação de usinas hidrelétricas pode causar nos solos e recursos minerais, na qualidade das águas e na vegetação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário