Só Templates

Créditos



Layout by



domingo, 19 de setembro de 2010

Atividade 4.9

Atualizar Portifólio no blog:
Portifólio Atualizado.

Atividade 4.8

Relato postado no Fórum Proinfo Integrado - Administrador Celso Vallin - no Portal do Professor

"Gostaria de relatar que trabalhei como co-autor do Projeto Água - Fonte da vida e achei essa experiência muito interessante tanto para mim quanto para os alunos. Esse projeto envolveu tecnologias como Data Show, computadores, CD, aparelho de som entre outras. Esse projeto possibilitou aos alunos uma aproximação maior da teoria sobre a água com a realidade. Nos alunos foram despertados novos hábitos e sede de mudança para a preservação da água no ambiente e eles compreenderam bemque a água é um bem natural mais importante para a sobrevivência dos seres vivos. E acreditamos que o futuro está nas mãos da crianças."

Atividade 4.7

CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO


O que é currículo?

O currículo é um conjunto de práticas educacionais que levam as instituições a uma série de objetivos que nos ajudam a compreender o processo de ensino.O currículo deve propor várias alternativas para que o aluno aprenda com atividades planejadas para atingir seus objetivos.

Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

Com o desenvolvimento das tecnologias as formas de se compreender o currículo ficaram mais diversificadas passando a ter uma visão mais ampla e sistematizada do conhecimento social que nos cerca, mudando os hábitos da pessoas e dando um novo rumo as comunicações. As novas tecnologias nos fornecem novas ferramentas ampliando o nosso raciocínio.

Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

O professor deve se atualizar e familiarizar com as tecnologias, para que então ele possa analisar o currículo e inserir o uso das tecnologias em suas práticas pedagógicas. A proposta curricular, os interesses do aluno, as possibilidades de uso das tecnologias, deve ser destacado pelo professor que irá propor novas práticas de sala de aula. Assim, as tecnologias servem de suporte para a prática pedagógica adaptada ao currículo.

Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

Os projetos auxiliam no aprendizado e estimulam os alunos a participar de forma sistemática. No âmbito do currículo, o projeto deve atender as expectativas do mesmo, porém devem ser mais flexíveis, ou seja, o projeto dever aliar pluralidade e currículo.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Atividade 4.6.4

O Plano de Aula reelaborado foi postado no Portal do Professor e aguarda avaliação.

Atividade 4.6.3

Plano de Aula reelaborado pelo grupo B e postado no Ambiente Colaborativo do e-proinfo.

Atividade 4.6.2

No Fórum “Currículo desenvolvido na ação” fiz a análise sobre como os conceitos e estratégias, as mídias e tecnologias identificados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas.

O projeto do nosso grupo teve como tema a água. Este tema foi escolhido devido a grande necessidade que o ser humano hoje enfrenta de economizar água, e acreditamos que as crianças tem um grande potencial para reverter esta situação. Ao executarmos o projeto, percebemos grande interesse e participação dos alunos. Desenvolvemos de acordo com o planejado e acredito termos conseguido atingir os objetivos, pois muitas atitudes foram visivelmente mudadas, principalmente na hora de lavar as mão e esquecerem as torneiras abertas. ao utilizar os recursos tecnológicos nas aulas, os alunos, além de aprender a manuseá-los, se sentiram priorizados e perceberam a importância de se desenvolver o proposto. Usamos as mídias e tecnologias: vídeos, músicas, computadores, internet, CD, aparelho de som.

Atividade 4.6.1

Comentários do plano de aula desenvolvido e postado no Fórum “Relato de projetos de trabalho”.

O grupo B desenvolveu o projeto Água – Fonte da vida. Este projeto teve como objetivo principal conscientizar os alunos da importância de se economizar a ágüe e principalmente evitar o desperdício. Para tanto, elaboramos atividades simples, porém diferentes do dia-a-dia dos alunos. Tentamos tornar o assunto sério, mas de forma infantil para que todos os alunos a que se destinou possam compreender a linguagem. Sendo assim, introduzimos algumas tecnologias no projeto e pudemos notar que os alunos ficaram bastante interessados, participaram das atividades sem maiores problemas, e começaram a modificar seus pensamentos sobre a economia de água.

Atividade 4.5

Atividade em grupo - O grupo B elaborou o Plano de Aula inserindo as tecnologias no currículo.

Atividade 4.3 e 4.4

Apenas reflexão sobre trabalhos com projetos em sala de aula com uso de tecnologias.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Atividade Extra

Nesta atividade o grupo postou a aula do Módulo III no Portal do Professor e aguardando avaliação.

Atividade 4.2

No Fórum “Possibilidades de contribuições das tecnologias” explicitei as características das tecnologias de informação e comunicação que podem trazer significativas contribuições ao integrá-las à prática pedagógica.

O trabalho do professor não deve se restringir em apenas atividades curriculares. O professor deve estar em constante mudança em busca de um aprimoramento na sua prática pedagógica. As TICs são excelentes aliados para esse aprimoramento, porém antes de ser repassado para os alunos, o professor deve dominar bem os recursos tecnológicos, afinal só se pode ensinar aquilo que se sabe. O uso de computadores e internet como aulas educativas transmite de forma mais estimulante o conteúdo proposto. Os vídeos, filmes e animações em data show tornam o campo de visão dos alunos mais amplo. Aulas diferentes usando músicas tornam a atividade mais prazerosa. A televisão e o DVD, apesar de serem poucos utilizados, podem transmitir de forma clara o que se propõe. Enfim, aliar tecnologia e educação requer disponibilidade e planejamento, porém melhora a qualidade de ensino.

Wagner

Atividade 4.1.2

Texto elaborado por mim sobre a discussão do Fórum a partir do debate entre os grupos A e B e também outros argumentos que queira colocar.

Atividade 4.1.1

Reflexão sobre o tema: Possíveis mudanças das estratégias de ensino, o qual foi proposto para o grupo B o qual eu faço parte.

Possíveis mudanças das estratégias de ensino

Vivemos em um mundo globalizado, onde a sociedade busca constantemente se aperfeiçoar e melhores condições de vida. Na escola não é diferente, o aluno requer novas formas de aprendizado e o professor é a peça principal para que o processo ensino-aprendizagem ocorra. Ao professor cabe a difícil e árdua tarefa de buscar novas estratégias de ensino priorizando sempre as diferenças individuais de cada aluno.

Atividade 4.1

Nesta atividade era preciso ler a entrevista de Pedro Demo sobre o tema: “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola” e o Poema “DE MÃOS DADAS”, de Carlos Drummond de Andrade, após fiz a reflexão sobre as questões abaixo:
Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes?
Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
O que mudará na aprendizagem do aluno?
Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte?
Poderemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?

Esta reflexão foi postada no fórum "Debates sobre as possíveis mudanças que podem ocorrer nos processos de ensino e aprendizagem", no ambiente colaborativo do e-proinfo.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Atividade 3.8

Nesta atividade, o grupo fez a apresentação da atividade aplicada:

Atividade 3.7

CURSO PROINFO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC



Nomes dos cursistas: Karoline Rodrigues, Gizely Alves Rosa de Souza, Wagner José Guimarães, Sandra Cláudia de Souza Bastos, Gracilene Inácio de Oliveira, Rosemeire Celestino da Silva Borges.
Turma: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC – Morrinhos/GO
Professor Formador: Réginer Garcia Naves



ATIVIDADE 3.7: Execução da Atividade com Mídias Digitais


Plano da Aula Planejada


NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental I

MODALIDADE: Regular

COMPONENTES CURRICULARES: Ciências e Língua Portuguesa

TEMA: Poupando energia

SÉRIE: 2º, 3º, 4º e 5º anos.

DISCIPLINA: Ciências e Português

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: 1 aula de 2 horas

OBJETIVOS:
• Aprender de onde vem a energia elétrica e a sua importância;
• Conhecer algumas formas de economizar energia e evitar o desperdício;
• Propor mudanças em relação ao consumo de energia elétrica.

CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO: Conhecimento básico sobre energia elétrica.

RECURSOS UTILIZADOS: Computador, Data show, Internet, Música, Texto e Aplicativo disponível no Portal Aprende Brasil.

ESTRATÉGIAS:

Assistir, no data show, os vídeos:
De onde vem a Energia Elétrica – Kika
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=GJChpyiP--Y.
Dicas para poupar energia elétrica
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SusB4fsH2Dc.

Fazer uma análise dos vídeos, comentando a geração de energia elétrica vinda das Usinas Hidrelétricas e as formas de economizar energia.
Ainda no Data Show, assistir a animação: Vamos lá poupar energia - Canções de miúdos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2KjGh1JQUL4). Cantar com os alunos a canção apresentada na animação.
Ler o texto no computador: “A Energia Elétrica” de Augusta Schimidt. Disponível em: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=2997&cat=Infantil&vinda=S.

Fazer uma breve discussão sobre o texto lido, destacando os pontos mais relevantes.

AVALIAÇÃO:

• Explorar a atividade multimídia sobre eletricidade Disponível no Portal Aprende Brasil.

• Confeccionar um mural com dicas de como evitar o desperdício de energia elétrica.

RECURSOS: Laboratório de informática, data show, vídeos: “De onde vem a Energia Elétrica – Kik” e “Dicas para poupar energia elétrica”. Música: “Vamos lá poupar energia - Canções de miúdos”. Texto: “A Energia Elétrica” de Augusta Schimidt. Atividade multimídia do Portal Aprende Brasil.


Relato da Aula Planejada e Executada

Cada um dos integrantes do grupo apresentou seus esboços de uma aula na qual seriam utilizados os recursos de mídias digitais. Entramos em um consenso e escolhemos aplicar o plano da professora Gizely Alves, sobre energia elétrica, pois, além de ter ficado muito interessante, já poderia servir para um projeto que está em andamento na escola na qual leciona.
A professora um dia antes de aplicar a sua aula, reuniu-se com a dinamizadora do laboratório de informática da escola para apresentar o plano e mostrar quais recursos seriam necessários providenciar para a aplicação dele.
No dia da aula, fomos para o laboratório de informática ajudar a organizar e estabelecer de que forma cada um poderia contribuir para o enriquecimento da aula, sem atrapalhar a apresentação da professora titular, nem inibir os alunos.
Quando todos os alunos do 4º ano B já estavam acomodados no laboratório de informática, a professora titular explicou-lhes que estávamos ali acompanhando sua aula, mas que contribuiríamos no que fosse preciso.

RELATO DA AULA:

1º MOMENTO:
A professora iniciou sua aula fazendo uma breve aproximação do conteúdo a ser trabalhando com os conhecimentos prévios de seus alunos. Perguntou-lhes que equipamentos eles possuíam em casa que necessitavam de energia elétrica para funcionar. Vários exemplos foram dados, como: geladeira, televisão, rádio, máquina de lavar, ferro de passar roupas, etc.
A partir daí, a professora perguntou aos alunos se eles sabiam de onde vinha a energia elétrica que faz funcionar tantos aparelhos que nos auxiliam no dia a dia. Alguns souberam dizer que das usinas hidrelétricas, mas não tinham ideia de como era produzida.
Neste momento, uma dos alunos, afirmou que a energia que abastecia a sua casa vinha dos postes de luz da sua rua, mas também das placas que tinham em cima de seu telhado. Isto é, energia solar. A família do aluno fora contemplada por um programa do governo que proporcionou a instalação de placas no telhado, principalmente para a utilização do chuveiro elétrico, um dos vilões mais conhecidos pelo alto consumo de energia.
Outro aluno aproveita para completar a fala do primeiro, dizendo que se tratava de energia solar. Neste momento, um dos professores cursistas de nosso grupo, pediu a palavra para complementar o que este aluno havia dito. Ele lembrou aos alunos que, as placas coletoras que são colocadas sobre os telhados são realmente utilizadas para a captação de energia solar, no entanto, ainda no Brasil, provavelmente por seu alto custo de instalação, estas placas estão sendo utilizadas para o aquecimento da água e não para gerar energia elétrica. Acrescentou ser esta fonte de energia limpa, sem poluição nem impactos ambientais.
Aproveitando o comentário do aluno e o enriquecimento do colega cursista, a professora enfatizou que existem também outras formas de se conseguir energia para o funcionamento dos equipamentos que eles conheciam. Além da energia elétrica produzida pelas hidrelétricas - mais consumida no Brasil -, e da energia solar – citada também, existe a energia eólica – produzida pela força dos ventos, a energia vindas das termoelétricas – gerada a partir da queima de carvão, óleo, derivados do petróleo e cana de açúcar, energia nuclear, entre outras, sendo que as mais utilizadas são aquelas que ocasionam mais impactos ambientais poluindo o meio ambiente.

2º MOMENTO:
Após este primeiro contato, foi reproduzido no data show o vídeo De onde vem a Energia Elétrica, Kika? Para que os alunos pudessem ver as usinas hidrelétricas e a maneira como nelas é gerada a energia elétrica.
A partir das imagens de usinas hidrelétricas, a professora pode sensibilizá-los dos impactos ambientais que a construção de usinas como aquelas mostradas no vídeo podem trazer à região. Os alunos ficaram interessados em saber como que algo tão grandioso era construído.
Uma de nossas colegas cursistas explicou que as usinas hidrelétricas surgem a partir da construção de grandes barragens para o represamento de rios e lagos, para o qual, muitas vezes é necessário o inundamento de grandes áreas próximas à represa, como cidades e até florestas.

3º MOMENTO:
Aproveitando o aspecto ambiental que envolve a construção e manutenção de usinas hidrelétricas, foi apresentado aos alunos também o vídeo Dicas para poupar energia elétrica, produzido pela Eletrosul – Centrais Elétricas SAl – empresa que tem sua sede em Florianópolis/SC, atuando nos estados do Sul e em Mato Grosso do Sul, que investe em pesquisas e promove o uso de fontes alternativas de energia.
O vídeo foi muito bem aceito pelos alunos, pois mostra de maneira divertida e educativa práticas do nosso dia a dia que contribuem em muito para o desperdício de energia elétrica. Os alunos ficaram interessados em discutir os maus hábitos da família Sbanja, apontando inclusive seus hábitos semelhantes.

4º MOMENTO:
Aproveitando o tema e sua importância, foi apresentada aos alunos a música Vamos lá poupar energia - Canções de Miúdos, com o objetivo de reforçar a importância de economizarmos energia.

Por conta de problemas com a conexão de Internet, o restante da aula teve que ser aplicado no dia posterior.

CONTINUAÇÃO DA AULA ANTERIOR:

1º MOMENTO:
A professora fez uma breve recapitulação do que foi discutido e apresentado na aula anterior sobre energia elétrica, destacando os pontos mais importantes em relação aos tipos, formas de captação de energia e impactos que podem provocar ao meio ambiente e às nossas vidas.

2º MOMENTO:
Em seguida propôs a leitura coletiva do texto A Energia Elétrica, de Augusta Schimidt, que pode ser acessado pelos alunos através da procura pelo título no site de buscas Google, mostrando o endereço
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=2997&cat=Infantil&vinda=S para a leitura.
Os alunos leram juntamente com a professora o texto sugerido e discutiram as questões mais relevantes a respeito da energia elétrica na forma de poesia.

3º MOMENTO:
Após a leitura e discussão do texto, os alunos foram instruídos a acessarem o Portal Aprende Brasil para explorarem a atividade multimídia sobre Eletricidade disponível no site. Nela, os alunos tiveram a oportunidade de ver como a eletricidade chega a nossas casas.

4º MOMENTO:
Já de volta à sala de aula, a professora pediu para que formassem grupos de 5 a 6 alunos, para a confecção de um mural, apresentando dicas de como evitar o desperdício de energia elétrica e da importância que poupar energia tem ao nosso bolso, mas também ao meio ambiente.

AVALIAÇÃO DA AULA:

• Como os alunos se envolveram:
Percebemos que, com os recursos que foram utilizados, os alunos puderam interagir mais na aula e tiveram a oportunidade e conhecer mais a respeito do assunto apresentado, demonstrando interesse sobre eles.

• Compreensão por parte dos alunos sobre a proposta da aula:
Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade. Exemplo de como foi bem trabalhada é que eles propuseram mudar seus hábitos em relação ao uso da energia, além de levar aos pais e responsáveis estes ensinamentos para que eles também possam economizar.

• Forma de apresentar o conteúdo.
A maneira como a professora apresentou o conteúdo, utilizando a aproximação dele à realidade de seus alunos, além dos recursos utilizados com linguagem simples e didática, facilitou a compreensão por parte do grupo.

• A condução da atividade:
A maneira com que a professora conduziu a aula permitiu a associação do tema às práticas cotidianas dos alunos, fazendo com que eles se interessassem em discutir e dar exemplos do que ocorria em relação ao que foi apresentado. Os alunos, de maneira geral, se sentiram a vontade para comentar sobre o conteúdo e para perguntar sobre como é produzida a energia elétrica e que ações podem ajudar a economizá-la.

• Os equipamentos e os programas utilizados:
Os recursos utilizados foram excelentes facilitadores na aprendizagem da aula aplicada, porém, por conta de uma falha na conexão com a Internet, a aula precisou ser concluída no dia seguinte.

• A turma e a proposta da aula:
A turma recebeu bem a proposta da aula trabalhada, e a maneira como foi levada a eles estimulou-os a participar ativamente das discussões. O uso das tecnologias foi um atrativo, certamente, mas a temática abordada a partir dos impactos causados pelas usinas hidrelétricas e dos meios alternativos para se economizar e poluir menos foram também importantes para o envolvimento dos alunos na aula.

Ficamos, no geral, satisfeitos com a aula aplicada e com a nossa participação nela. Pudemos perceber que, quando o professor se mostra disposto a levar para sala de aula conteúdos verdadeiramente significativos para seus aluno e de forma mais atrativa, eles correspondem mais aos objetivos de aprender e participar.

• Adaptação para outros contextos, séries e disciplinas:
A aula executada pode ser aplicada não somente ao 4º ano do Ensino Fundamental, mas também aos demais anos, mudando apenas a linguagem que se vai trabalhar e talvez, adaptar algumas formas de se apresentar os conteúdos.
Pode ser trabalhado também nas disciplinas de:
Língua Portuguesa, na forma de produção de texto;
Matemática, quando trabalhada a leitura da conta de energia para o cálculo do valor do KW, consumo do mês, tarifa e impostos, por exemplo;
Geografia, no estudo da interferência que a implantação de usinas hidrelétricas pode causar nos solos e recursos minerais, na qualidade das águas e na vegetação.

Atividade 3.6

Abaixo encontra-se o plano de aula feito pela professora Gizely, e que os membros do grupo usou para desenvolver as próximas atividades usando mídias.

Plano de aula elaborado por mim, e que o grupo deciciu escolhê-lo para desenvolver a atividade usando mídias.

Atividade com Mídias Digitais

Nível de Ensino:
Ensino Fundamental I

Modalidade: Regular

Tema: Poupando energia

Série: 2º, 3º, 4º e 5º anos

Disciplina: Ciências e Português

Duração das atividades: 1 aula de 2 horas

Objetivos: • Aprender de onde vem a energia elétrica e a importância da mesma;
• Conhecer algumas formas de economizar energia e evitar o desperdício;
Propor mudanças em relação ao consumo de energia elétrica.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: Conhecimento básico sobre energia elétrica.

Recursos utilizados: Computador, Data show, Internet.

Estratégias:

• Assistir, no Data show, os vídeo: “De onde vem a Energia Elétrica – Kika








Dicas para poupar energia elétrica








• Fazer uma análise dos vídeos, comentando a geração de energia elétrica vinda das Usinas Hidreelétricas e as formas de economizar energia.

• Ainda no Data Show, assistir a animação: “Vamos lá poupar energia - Canções de miúdos.”








• Cantar com os alunos a canção apresentada na animação.

• Ler o texto no computador: A Energia Elétrica de Augusta Schimidt

• Fazer uma breve discussão sobre o texto lido, destacando os pontos mais relevantes.

Avaliação:

• Explorar a atividade multimídia sobre eletricidade Disponível no Portal Aprende Brasil.

• Confeccionar um mural com dicas de como evitar o desperdício de energia elétrica

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Atividade Opcional

Nesta atividade pesquisei vídeos e animações no site Portas Curtas Petrobrás e no Curta na Escola. Neste último conheci os pareceres pedagógicos e contribuir com meus pareceres. Selecionei alguns vídeos que achei interessante para trabalhar com meus alunos e registrei abaixo:

Portas Curtas Petrobrás

Amigão Zão



Dizem por aí que não é certo chamar de amigãozão, mas eu não consigo achar um jeito melhor para falar do meu MAIOR amigo.

Aquarela



Com trilha homônica de Toquinho, Vinicius, Morra e Fabrizio, o filme faz uma metáfora entre a vida, do nascimento à morte, e uma pintura de aquarela.


Curta na Escola

Som da Rua – Praça da Paraíba



Parte da série Som da Rua 1, 38 Eps. X 2' (Dur. Média)
As praças são um local privilegiado para se encontrar o legítimo som da rua apresentado por artistas populares como: Antônio das Bestas que atua nas praças da capital da Paraíba; Três do chamego, um dos trios de forró mais conhecidos da Paraíba; Blac
» Disciplinas/Temas transversais: Artes
» Nivel de Ensino: Ensino Fundamental I , Ensino Fundamental II

O Lobsomem e o Coronel



A produção deste curta foi viabilizada com Patrocínio Petrobras. Um violeiro cego dedilha um repente e conta uma história passada na fazenda de um rico coronel da região.
» Disciplinas/Temas transversais: Artes , Língua Portuguesa, Pluralidade Cultural » Nivel de Ensino: Educação de Jovens e Adultos , Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II

Para assistir aos vídeos e comentários dos demais integrantes do grupo, acesse os blogs de cada um: Karoline | Gizely | Sandra | Gracilene | Rosemeire | Francinéia | ou faça o download do documento contendo todos os registros -> aqui.

Atividade 3.4

Atividade feita em grupo, registrando a pesquisa feita de cada membro do grupo.

Clique aqui para ter acesso ao documento

Atividade 3.5

Atividade em que fiz uma apresentação para uma proposta de trabalho em classe.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Atividade 3.3

Portal do Professor:

Vídeo: Cobra Norato

Episódio do programa Giramundo, exibido pela TV Escola. Utiliza o teatro de bonecos para falar sobre o livro Cobra Norato, obra do escritor Raul Bopp. Mostra um pouco de cultura indígena e brasileira.

Áudio: Abelhas na natureza

Áudio produzido a partir do acervo radiofônico da Rádio UFMG Educativa - Programa Na Onda da Vida.Explica o que é o processo de polinização. Fala da importância das abelhas nesse processo, levando à produção de frutos de melhor qualidade.

Animação: Dengue

Apresenta a origem, o mosquito, os sintomas, o tratamento e o combate da dengue. Permite ainda conhecer os sintomas e as formas de combate ao mosquito

TV escola:

IRMÃOS RONDON ESTÃO APAIXONADOS, OS! – ARCO-ÍRIS

Episódio da série de animação "Ping Pong", em que dois coelhinhos muito curiosos buscam respostas para diversas questões relacionadas à origem dos animais, ao funcionamento da natureza e à interação dos seres vivos com o ar e com a água, entre
Série: PING E PONG!
Faixa de Ensino: Fundamental
Disciplina: Ciências

ABELHAS SOLITÁRIAS

Episódio da série "O Mundo Secreto dos Jardins", que explora a vida num jardim em dimensões microscópicas e mostra, a partir de modernas técnicas de filmagem, como é a vida dos insetos que vivem na terra.
Série: MUNDO SECRETO DOS JARDINS, O
Faixa de Ensino: Fundamental
Disciplina: Ciências; Meio Ambiente

ALTERNATIVA BERÇO A BERÇO, A

Documentário que mostra uma nova perspectiva ecológica, além da sustentabilidade, o princípio "cradle to cradle", segundo o qual, indústrias e designers de produto devem incorporar, em suas produções, a reciclabilidade dos materiais.
Série: ESPECIAIS DIVERSOS
Faixa de Ensino: Fundamental
Disciplina: Meio ambiente; Ciência; Sáúde

Atividade 3.2

Nesta atividade visitei vários sites pela internet e materiais repositórios nos computadores da escola. Pesquisei e registrei caminhos que achei interessante para o meu trabalho como professor.
Lista de sites que visitei:
Portal do Professor, TV escola, Youtube, Domínio Público.

Atividade 3.1

Nesta atividade, assisti ao vídeo Saltos no tempo do bloco do passo e fiz uma reflexão entre o vídeo e o trabalho escolar.



Este vídeo, mostra um trabalho que exige dedicação, interação e união, da mesma forma deve ser o trabalho na escola, principalmente ao se fazer o uso da tecnologias. Ao se trabalhar usando tecnologias é preciso haver uma sincronia para que o trabalho alcance os objetivos propostos. Um trabalho em grupo é importante para haver uma socialização e troca de ideias, com o uso de computadores também é assim, cada membro deve fazer sua parte para que o final seja de todos. Em uma turma de alunos, há diferentes formas de agir e pensar, pode ser que nem todos os alunos aprendam as mesmas coisas, porém pode ser também que todos os alunos aprendam as mesmas coisas mas de formas diferentes.

domingo, 4 de julho de 2010

Módulo II - Atividade 2.10

Nesta atividade, foi publicado o meu hiperportifólio.

Módulo II - Atividade 2.9

Vagando pelo Wikicionário

Fiz o meu cadastro no Wikicionário e contribui com a expressão Nem tchum, usada principalmente pelas pessoas que moram no interior.
Além disso, fiz várias pesquisa e aprendi e conheci todo o contexto do wikicionário.

Módulo II - Atividade 2.8

Vagando pelo Wikipédia

Pesquisei no wikipédia animais habitantes do cerrado brasileiro e que estão ameaçados de extinção:


Tamanduá-bandeira




Lobo-guará.


Seriema.


Suçuarana

Módulo II - Atividade 2.7

Apresentação do Projeto

O projeto desenvolvido na nossa escola, utilizando as tecnologias como recursos educacionais, pode ser acompanhado através do blog da Escola Municipal Dom Bosco, criado não somente para a execução destas atividades, mas para incentivar os demais professores a inserir na sua prática diária estes recursos que podem servir como facilitador do conhecimento.

A descrição do Projeto pode ser verificada aqui.

A apresentação digital do projeto, pode ser conferida diretamente no Blog da Escola através deste http://domboscomorrinhos.blogspot.com/2010/06/projeto-matematica-no-mundo-que-nos.html ou então, através do Ambiente Colaborativo do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC, no item Biblioteca>Material do Aluno>Grupo Dom Bosco, onde foi disponibilizado um arquivo em HTML. Através deste arquivo, clicando nos links que aparecem, o internauta poderá ter acesso ao conteúdo completo do Blog.

Módulo II - Atividade 2.6

Execução do planejamento

Toda a descrição do Planejamento pode ser acompanhada no blog da Escola Dom Bosco.

Módulo II - Atividade 2.5

Planejando Atividade com Hipertextos e Internet

Nome dos cursistas: Karoline Rodrigues, Sandra Cláudia de Souza Bastos, Gizely Alves Rosa de Souza, Wagner José Guimarães, Gracilene Inácio de Oliveira e Rosemeire Celestino da Silva Borges.

Título: As tecnologias como aliadas na prática pedagógica.

Público Alvo: Professores e funcionários da Escola Municipal Dom Bosco.

Objetivos:

* Incentivar a interação entre os professores e funcionários da Escola;
* Estimular o trabalho coletivo;
* Proporcionar maior contato com as TIC e;
* Incentivar o uso das tecnologias nas atividades escolares, não somente entre os alunos, mas entre os próprios professores.

O que os professores poderão aprender com este projeto:

* A criar e manipular um blog;
* Postar suas considerações utilizando o formato de hipertexto;
* Entender a importância da construção coletiva de um projeto;
* Interagir e contribuir com suas experiências na publicação de comentários sobre os trabalhos desenvolvidos pela Escola;
* Reflexão sobre a importância da tecnologia no processo ensino-aprendizagem de nossos alunos;
* Compreender a importância de estarem atualizados e entrosados com as novas tecnologias.

Desenvolvimento/etapas:

1º momento:

* Apresentação aos professores da importância que tem as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação atual.
* Mostrar exemplos bem sucedidos de atividades que foram utilizadas as TIC em sala de aula.
* Apresentar um breve comentário sobre o que são hipertextos e hiperlinks e de que forma eles podem se tornar aliados no processo de construção de conhecimento de nossos alunos.

2º momento:

* Propor a construção de um blog da Escola, no qual os professores poderão compartilhar experiências e divulgar os trabalhos e projetos executados em sala de aula, explorando as tecnologias.
* Publicar, individualmente, uma breve apresentação contendo alguns dados para que todos possam conhecê-los melhor e de sua opinião acerca da educação que temos e a educação que queremos.
* Fazer um breve comentário a respeito das considerações dos colegas com o objetivo de enriquecer a discussão e aprender a utilizar este.

3º momento:

* Propor algumas ações para que nossa escola possa caminhar rumo à educação que queremos usando como aliados os recursos tecnológicos que a escola dispõe.
* Utilizar, na construção dos comentários, o texto em formato de hipertexto, fazendo referências por meio dos hiperlinks, que podem estar associados aos próprios comentários dos colegas ou a conteúdos externos ao blog.

4º momento:

* Propor uma discussão a respeito da atividade feita com os professores.
* Registrar suas opiniões acerca da importância das tecnologias na educação.
* Relatar as experiências que tiveram ao travar contato mais diretamente com elas e,
* Descrever de que formam pensam em utilizar as tecnologias da informação como aliadas nas suas aulas.

Recursos a serem utilizados: Computadores, Hipertexto, Internet, máquina fotográfica digital e outros recursos áudios-visuais.

Período de realização da atividade: De 23/06/2010 à 30/06/2010.

A atividade poderá ser acompanhada no Blog criado para a nossa Escola!

Módulo II - Atividade 2.4

CRIANDO UM PORTFÒLIO EM HIPERTEXTO, O SEU HIPER-PORTFÓLIO.
Orientações:
A idéia agora é criar o seu portfólio.
Você vai criar a página inicial de seu portfólio, uma página onde vai registrar, ao longo do curso, as atividades que fez e fará, as coisas que descobrir e inventar. M

Módulo II - Atividade 2.3

Orientações da atividade 2.3:

1. Vá ao Fórum: Ambiente de compartilhamento de produções, escolha e leia os trabalhos dos colegas.
2. Os trabalhos devem ser todos curtos, pois esta era a orientação. Muitos terão copiado textos semelhantes, alguns talvez se pareçam com o seu trabalho. Tudo bem, a idéia é mesmo que o grupo caminhe para a construção de alguns consensos sobre o que é um hipertexto.
3. Escolha três trabalhos que apresentem algo que lhe pareça interessante e faça comentários, dizendo por que chamaram a sua atenção. Faça os comentários no próprio documento, para que os próximos leitores possam compartilhar de suas observações. O propósito é enriquecer um pouco cada um dos documentos com observações de muitos. Mas não se alongue, faça comentários breves, para que possam ser lidos rapidamente.
4. Se algum texto for demasiadamente grande, faça um comentário com essa observação (se alguém já houver feito, apenas corrobore se lhe parecer cabível).

Comentei os textos das cursistas:
Sandra Cláudia, Rosemeire Celestino e Gracilene Inácio.

Módulo II - Atividade 2.2B

Atividade 2.2B
O que é hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Acredito que, o que torna o hipertexto mais interessante e abrangente são os hiperlinks.
O hipertexto não nasceu com a Internet. Mas a nova linguagem da web permitiu explicitar ligações que, ou permaneciam puramente mentais, ou não tinham ainda encontrado o instrumento técnico capaz de potencializar e acelerar percursos que, no espaço da rede, ganharam uma dimensão ilimitada. www.educ.fc.ul.pt/hyper/texto_guerreiro.doc
Apesar do hipertexto ser muito utilizado na internet hoje em dia, este termo se faz presente há muito temo, as enciclopédias é um bom exemplo disso.

Módulo II - Atividade 2.2

Atividade 2.2A
O que é hipertexto?

Navegar na internet é muito bom. Através dos links podemos fazer consultas e compreender melhor os nossos textos.O bom da internet é a infinidades de informações que podemos encontrar. Navegar na internet é importante, apesar de ter uma certa experiência, é sempre bom estar navegando. Nesta atividade, pude ter a oportunidade de conhecer e descobrir o significado de alguns conceitos e palavras muito usado na internet. O hiperlink e os links por exemplo, eu sempre ouvia falar, porém não sabia qual era o seu real significado e nem para o que servia. Ao pesquisar o que é hipertexto, fiquei admirado de saber o que realmente ele era, pois sempre li ao fazer pesquisas na internet hipertextos, mas não sabia que este era o nome dos textos que eu estava lendo. Sendo assim posso descrever resumidamente, na minha opnião o que é hipertexto: é um texto muito utilizado na internet, porém não é de seu uso exclusivo, em que há “ramificações”. Um texto formado por blocos de textos, palavras imagens ou sons que fazem uma referência através dos hiperlinks ou links. Através dos links e hiperlinks, é possível obter informações mais detalhadas sobre o assunto, podendo ter acesso a outros sites, sem sair da página principal.
O estudo e leituras em hipertextos facilita o entendimento. Usar este recurso em sala de aula é importante, apesar que as séries iniciais vão encontrar um pouco de dificuldade por não dominarem bem a leitura ainda. Porém é possível fazer adaptações, utilizando links com imagens e sons, já para o trabalho do professor facilita bastante, visto que é possível tirar várias dúvidas e abranger pesquisas.

Módulo II - Atividade 2.1

O módulo II, nos ensina a navegar na internet usando as suas ferramentas.
Na atividade 2.1 aprendemos a navegar em diversos sites e conhecer os hipertextos, usar e compreender os links.

Módulo I - Atividade 1.8

Módulo I - Atividade 1.7

CURSO PROINFO -TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO : ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Nome do cursista: Wagner José Guimarães
Turma: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs Morrinhos
Professor Formador: Réginer Garcia Naves

Atividade 1.7
Pesquisando sobre o trabalho por projetos

Tema: Era uma vez
Conteúdos curriculares envolvidos: Português - Leitura
Números de alunos e professores participantes: 22 alunos e 1 professora
Tecnologias e mídias utilizadas: Computador, Internet, microfone.
Duração: 45 dias
Procedimentos:
• No laboratório de Informática, as crianças irão pesquisar algumas fábulas e lê-las.
• Disponibilizar livros literários infantis e a cada dia, um aluno irá escolher um livro e levará para casa juntamente com um caderno de anotações e uma maleta.
• Em casa ele fará a leitura do livro e irá registrar no caderno a conclusão da estória lida, por meio de ilustrações e pequenos textos.
• No outro dia, com todos os alunos sentados no pátio, esse aluno irá recontar a estória no microfone para os demais e apresentará seu registro no caderno. E segue assim até que todos os alunos tenham desenvolvido seu trabalho.
• Ao final do projeto, os alunos, juntamente com o professor irão montar uma apresentação em slides e apresentará para toda a escola no Data Show.
O principal objetivo deste projeto é desenvolver o gosto pela leitura, e aprender a utilizar as mídias, além de promover socialização e interação entre os alunos.

Módulo I - Atividade 1.6

Comentário sobre o vídeo:
É fascinante poder usar a tecnologia no ambiente escolar. Ela transforma pensamentos, desperta interesses e motivação. Seria muito importante que cada aluno, cada criança pudesse usar com mais frequencia as tecnologias disponíveis. Mas hoje dentro da nossa realidade escolar, sabemos que isso não é possível. Porém, o grande passo já foi dado, precisamos, todos nós comunidade, professores e alunos, cobrar mais dos governantes para tornar o acesso às tecnologias mais freqüente na escola.

Módulo I - Atividade 1.5

CURSO PROINFO -TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO : ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC



Nome do cursista: Wagner José Guimarães
Turma: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs Morrinhos
Professor Formador: Réginer Garcia Naves

Atividade 5
Conhecendo uma Experiência

Nome do Programa: Brincando e Aprendendo com Pinóquio no Mundo da Fantasia
Áreas do Conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia.
O aluno poderá aprender com esta aula Reprodução oral e escrita através do Clássico Pinóquio; Compreensão global do texto, através da análise do tema;Ampliar vocabulário; Reestruturar e digitar suas reproduções na STE; Desenvolver criatividade e coordenação motora; Identificar figuras geométricas; Aprender a ler mapas e localizar o que se pede; Resgatar os valores essenciais para o convívio familiar e social; Identificar e reconhecer a importância dos valores na educação recebida pelos familiares, bem como a sua aplicação nos diversos segmentos sociais.Nesta aula, o professor, exibe o filme "Pinóquio" na Sala de Vídeo através de DVD e Vídeo ou na Sala de Aula utilizando o Data Show e Notebook e depois faz um questionamento informal. Os alunos lerão e interpretarão um texto apresentado sobre a história. Será dada ênfase sobre valores como: verdade, mentira, obediência, desobediência, preguiça, coragem. Na STE, os alunos pesquisarão no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlo_Collodi sobre Carlo Collodi, pseudônimo de Carlo Lorenzini, famoso por haver criado Pinóquio. Ainda lerão à história no site http://www.contandohistoria.com/pinoquio.htm. Com o auxílio da coordenadora de matemática do ”Projeto Além das Palavras” as crianças recortarão e montarão o boneco em E.V.A nas formas geométricas estudadas e em seguida serão expostos na sala de aula. Serão apresentados mapas para que os alunos tentem localizar bairros, município, estado, o seu país para então, ser mostrado a localização do país de origem do autor do texto estudado. Esta aula é muito importante, pois envolve vários temas e disciplinas.

Módulo I - Atividade 1.4

Módulo I - Atividade 1.3

Gostei muito da entrevista do professor Ladislaw, principalmente quando ele diz que devemos preparar alunos para o futuro, o que virá a 15 anos. Ele diz, a respeito das tecnologias que estão se avançando cada vez mais. E a escola precisa se preparar para isso, pois chegará um tempo que o método pedagógico hoje aplicado ficará ultrapassado. Usar as tecnologias é muito importante, porém ainda falta muito para que as escolas se adequem. A escola, o fazer pedagógico precisa ser repensado, é preciso se organizar melhor, buscar difundir o aprendizado, abrir o horizontes dos conhecimentos, deixar de ser metódico e repetitivo. O que nos alegra, é que o primeiro passo para isso já está sendo dado. Este curso, por exemplo, é uma mostra disso.

Módulo I - Atividade 1.2

Ser professor hoje é uma tarefa complexa, árdua e sem dúvida desafiante. O professor hoje deve estar em constante estudo, em constante pesquisa, buscando desenvolver um trabalho de raciocínio para com os alunos. Eu, como professor procuro sempre buscar as novas tendências e despertar no aluno a curiosidade, o interesse e a participação visando prepara-lo para a vida, para o futuro. Sempre fico bastante entusiasmado diante de uma situação inovadora, quero aprender sempre e a prática pedagógica me auxilia muito nesta situação, pois procuro sempre adaptar coisas novas dentro da minha sala de aula, dentro do meu trabalho. O uso das tecnologias para ajudar na aprendizagem vem sendo muito difundido. Eu acredito que as tecnologias despertam muito o interesse dos alunos por se tratar de algo novo, diferente e até realista. A tecnologia mostra a prática da teoria, o que antes os alunos apenas ouviam, podem agora ver mais de perto, torna o aprendizado mais real. Se nos alunos ela desperta o interesse, quem dirá para o professor! Porém é preciso cautela ao trabalhar com tecnologia. É preciso planejar, saber manusear, e destinar um fim específico e lógico para seu uso. Pois ao invés disso ela não alcançará o seu objetivo que é melhorar a qualidade de ensino.

Módulo I - Atividade 1.1

Diante deste novo contexto que a educação vem se mostrando de alunos desinteressados e de professores que se prendem por uma educação às vezes tradicional penso que o educador tenha a chave do sucesso em suas mãos. Visto que as novas tecnologias implantadas vem em seu auxílio, levando aos alunos um novo conceito de métodos de ensino.
Em sala de aula, procuro estar sempre despertando a curiosidade dos meus alunos, fazendo com que estes desenvolvam novas formas de reflexão. Utilizo muito o hábito da pesquisa. Acredito que a pesquisa amplia conhecimentos, faz com que os alunos desenvolvam a independência, e torna a atividade mais prazerosa. O uso do diálogo e das formas de exposição de ideias nos permite uma interação maior entre os alunos e o professor. Ouvir suas ideias e seus ideais faz com que há uma troca de aprendizagens. O professor aprende muito mais coma os alunos do que os alunos com o professor. Cada pessoa é um ser particular, não somos iguais e a troca de conhecimentos e experiências pode facilitar muito a aprendizagem. Procuro estar sempre em sintonia com meus colegas de trabalho, a troca de experiências enriquece e torna o trabalho mais criativo. Sou adepto das mudanças, elas nos permite um olhar mais amplo, uma reflexão maior do trabalho executado. Tento encaixar métodos, conceitos e atividades de professores que acho interessante em minhas aulas, objetivando melhores condições no processo ensino-aprendizagem. Quando há a necessidade de mudar a forma de ensinar, não me sinto desconfortável. A mudança nos leva a evolução.

Ensinando e Aprendendo com as TIC

Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.

"A disseminação do uso de tecnologias em distintos ramos de atividades nos coloca frente a vertiginosas mudanças na cultura, na sociedade, na economia, na educação, e, em especial, frente aos avanços da ciência e de conhecimentos que precisamos incorporar e lidar em sala de aula. Isto exige de nós, educadores, a constante busca de aprender, produzir e gerir conhecimentos e de desenvolver diferentes modos de procurar informações atualizadas, nos comunicarmos, ensinar e criar melhores condições de aprendizagem para nossos alunos. Essa é a marca dos novos tempos!"